top of page

Artigo [51/2024]

Análise estratégica de investimentos na pecuária leiteira: introdução de novos indicadores de eficiência e risco 

Resumo: Apesar da importância da pecuária leiteira para o agronegócio nacional, poucas pesquisas analisam questões relacionadas à eficiência e ao risco ligado ao aumento dos investimentos, sob a perspectiva da Teoria da Firma. Assim, questione-se: Como os investimentos podem impactar a eficiência e os riscos em propriedades leiteiras? Objetivou-se analisar os impactos dos investimentos no desempenho econômico em propriedades leiteiras e, especificamente, (i) propor dois indicadores de eficiência e risco. Realizou-se duas análises estatísticas (teste de comparação de médias e Correlação de Pearson), utilizando-se o software IBM SPSS®. O Ponto de Equilíbrio do Investimento (PEI) permitiu comparar as previsões econômicas de um investimento no momento em que a rentabilidade e sem sua realização serão iguais; e a Relação Risco/Investimento (RRI) indicou a representatividade das depreciações sobre o capital de giro, sendo um indicador de risco avisando do aumento (excessivo) do capital investido sobre o desempenho econômico. As propriedades com RRI inferiores a 50% foram expostas menos os riscos ocasionados pelo excesso de investimentos. Conclui-se que o aumento (se excessivo e feito de forma envolvente) dos investimentos reduz a eficiência e eleva os riscos da atividade leiteira. Assim, esses indicadores podem no processo de tomada de decisões sobre a realização ou não de um determinado investimento.
 

Palavras-chave: Custódio. Economia Agrícola. Estratégias de gestão. Produção de leite.

Referência:

Artigo aprovado na Revista Desafios, em 10 de abril de 2024.

Aguardando publicação

Artigo [50/2024]

Caracterização dos sistemas familiares de produção de leite na região da Zona da Mata de Minas Gerais

Resumo: Objetivou-se, com este trabalho, analisar e caracterizar os sistemas familiares de produção de leite na região da Zona da Mata de Minas Gerais, sobre os aspectos agrícolas e de manejo alimentar, reprodutivo e de ordem. Foram utilizados dados obtidos pela Emater-MG, contemplando 195 propriedades, analisadas por meio do software SPSS®. Os resultados indicaram que as pastagens ocuparam a maior parte das áreas exploradas, encontrando-se, na maioria dos casos, degradadas, demonstrando a inexistência ou pouca adoção de práticas conservacionistas, como rotação, adubação e consorciação de culturas. Detectou-se que os índices zootécnicos e reprodutivos foram inferiores aos desejados. A produção média diária de leite por propriedade foi de 127,81 litros e os cuidados profiláticos durante a ordem não foram realizados na maioria deles. Apesar da execução de diversas práticas importantes de manejo, há necessidade de aprimoramento no manejo do solo e pastagens, reprodução e ordem, bem como de melhoramento genético das plantas nas propriedades em estudo. Os sistemas baseados em infraestrutura e recursos são predominantes o que possibilitam a melhoria do desempenho zootécnico e a permanência na atividade, sendo fundamentais nesse processo a orientação técnica adequada à realidade de cada propriedade.

Palavras-chave: agricultura familiar; pecuária leiteira; produtividade; manejo; diagnóstico.

Referência:

Artigo aprovado na Revista de Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA, em 23 de fevereiro de 2024.

Aguardando publicação

Artigo [49/2023]

Variation in milk prices on the economic performance of dairy farms in Minas Gerais

Resumo (sujeito a alterações): A volatilidade do preço do leite está entre os diversos tipos de risco às quais as propriedades leiteiras estão expostas, pois se destaca pelo impacto significativo no desempenho econômico desses negócios. O objetivo foi investigar como as variações do preço do leite influenciam o desempenho econômico, bem como sugerir dois indicadores para análise dos riscos em propriedades leiteiras. Utilizou-se a Simulação de Monte Carlo para realizar 10.000 simulações de preços possíveis do leite em 485 propriedades leiteiras localizadas no Estado de Minas Gerais. As propriedades com os menores custos de produção foram as que superaram as maiores tolerâncias às variações do preço do leite. Aquelas que apresentaram maior eficiência econômica e sofreram os menores riscos decorrentes da variação do preço do leite. Os indicadores aqui sugeridos, denominados Preço de Equilíbrio e Índice de Tolerância do Preço Leite (ITPL) permitiram medir a capacidade dessas propriedades em suportar a redução do preço do leite.


Palavras-chave: Eficiência. Risco. Pecuária leiteira. Preços de mercado. Método Monte Carlo.

Referência:

Artigo aprovado na Revista Brasilian Business Review (BBR) em 18 de outubro de 2023.

Aguardando publicação

Artigo [48/2024]

Evolution of publications in Brazil and in the world on efficiency and risk in dairy farming: 1979 to 2031

Abstract: Dairy farming is an important sector of global agribusiness, and it is essential for the economic development of Brazil. The objective of this study was to identify the main topics addressed by national and international literature on the efficiency and risk in dairy farming, as well as to propose a framework and an agenda for future research from the perspective of the theory of the firm. For this purpose, a bibliometric analysis was performed on the efficiency and risk in dairy farming, in scientific articles indexed in the Web of Science from 1979 to 2021, with a forecast for 2031. The national and international literatures are based mainly on studies related to efficiency and costs. Brazilian research seems to be supported by economic and cost issues, while in the international research, efficiency is advocated. Within the context of the theory of the firm, there seems to be a predominance of studies anchored on the assumptions of the theories of costs and income in Brazil, and production, in the world. Both in Brazil and worldwide, there are more articles on efficiency than on risk. It is possible that, if the international mainstream is followed, Brazilian research may increase its specificities in areas such as efficiency, production systems, and other more up-to-date topics.

Keywords: Bibliometric analysis, dairy cattle, milk production, forecast.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; PRADO, J. W.; NASCIMENTO, E. F. R.; VICENTE, F. H. Evolution of publications in Brazil and in the world on efficiency and risk in dairy farming from 1979 to 2031. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 41, e27311, 2024.

Artigo [47/2024]

Análise do investimento em propriedades leiteiras no Estado de Minas Gerais

Resumo:  Investimento é um tema relevante para o crescimento e melhoramento técnico/gerencial de propriedades leiteiras. Compreender como a gestão de custos e o desempenho econômicos de propriedades leiteiras pode variar em função da realização de investimentos é um tema premente e de grande importância para o setor. Objetivou-se analisar como o investimento impacta nos custos de produção de propriedades leiteiras de Minas Gerais. Por meio da análise dos Clusters Discriminantes, foram agrupadas 457 propriedades leiteiras localizadas no estado de Minas Gerais em quatros grupos com diferentes níveis de investimento e comparados os resultados entre si. As propriedades com maiores investimentos realizados foram aquelas que tiveram resultados econômicos (lucros) menores ou negativos (prejuízo). Isso ocorreu devido aos impactos que os investimentos exercem em custos como depreciação e manutenções (de máquinas, equipamentos e benfeitorias). Os resultados desta pesquisa corroboram com o que aponta a literatura sobre a importância de se realizar investimentos, mas adverte que tais ações devem ser bem analisadas e realizadas para que possam efetivamente contribuir com a melhoria do processo produtivo e/ou aumento da escala de produção. Além das contribuições teóricas, é proposto um framework que ajuda a analisar e decidir se um novo investimento é viável para atividade leiteira.


Palavras-chave: Custo de produção. Depreciação. Eficiência. Imobilizado. Viabilidade.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LIMA, A. L. R.; LOPES, M. A.; MENDONÇA, B. A. A. Análise do investimento em propriedades leiteiras no estado de Minas Gerais. Revista Científic@ Universitas, Itajubá v.10, n.2, p.26-42, 2023.

Artigo [46/2023]

Comparação de diferentes métodos de custo para apuração dos custos de produção na pecuária leiteira

Resumo: Gestão de custos é um tema relevante e de grande importância para a agropecuária e, em especial, para a pecuária leiteira. Entre as várias metodologias de apuração dos custos de produção no agronegócio, as metodologias do Custo Total, Custos Operacionais e Custeio Agro se destacam por serem específicas para sistemas de produção agrícolas e pecuários. Diante disso, objetivou-se comparar as principais características das metodologias de custeio utilizadas na pecuária leiteira. Para tanto, foram analisados dados de 485 propriedades leiteiras localizadas no estado de Minas Gerais, cujos custos de produção foram apurados pelas metodologias do Custo Total, Custos Operacionais e Custeio Agro. Constatou-se que a metodologia do Custo Total possui natureza econômica, uma vez que considera os custos de oportunidade. Já a metodologia dos Custos Operacionais possui natureza contábil, por se preocupar mais com aspectos gerenciais dos custos de produção para o processo de tomada de decisões. Por fim, a metodologia do Custeio Agro apresenta natureza híbrida, com indicadores específicos para análises financeiras, contábeis e econômicas, sendo, portanto, um aperfeiçoamento das demais. Destaca-se também as contribuições desta pesquisa que, ao comparar o ponto de equilíbrio com o ponto de paridade, apresenta procedimentos justificáveis de suas utilizações, bem como mecanismos de avaliação acuracidade dos indicadores. Conclui-se que a metodologia do Custeio Agro é a mais completa entre as três, por apresentar indicadores que podem ser calculados em propriedades com qualquer tipo de especificidade, condição que não ocorre com as demais metodologias. Além de contribuir com a comunidade científica, esta pesquisa é importante para produtores rurais que almejem implantar sistemas de gestão de custos eficientes, podendo identificar qual metodologia pode ser melhor utilizada em suas realidades.

Palavras-chave: Break even point. Custeio agro. Gestão de custos.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; RIBEIRO, A. L.; MENDONÇA, B. A. A. Comparação de diferentes metodologias de custeio para a apuração dos custos de produção na pecuária leiteira. Custos e @gronegócio on line, v. 19, n. 3, p. 252-276, Jul./Set., 2023.

Artigo [45/2023]

Dinâmica da Agropecuária na cidade de Três Corações: Análise sob uma Perspectiva Histórica

Resumo: A agropecuária brasileira sofreu alterações produtivas e econômicas ao longo dos anos e, com a evolução tecnológica, que contribuiu com o desenvolvimento dos estabelecimentos rurais. Essas alterações são mais significativas em municípios em que há maior atuação do setor agropecuário, caso de Três Corações/MG. Nesse sentido, objetivou-se analisar a dinâmica da agropecuária tricordiana (de 1995 a 2021) e comparar com eventos históricos que possam justificar sua evolução, que vem crescendo ao longo dos anos, em decorrência do aprimoramento produtivo e econômico local.  Para tanto, o referencial teórico é embasado em fatos históricos que marcaram a evolução da agropecuária nacional dos últimos anos, e na contextualização desses marcos considerando as especificidades das cidades que tradicionalmente tiveram sua economia pautada na atividade agropecuária, como é o caso de Três Corações. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na análise quantitativa de variáveis como quantidade produzida, valor da produção e produtividade (rendimento médio), por meio do cálculo da Taxa Geométrica de Crescimento (TGC); além do levantamento de informações por meio de pesquisa qualitativa, realizada junto a entidades representativas do setor de Três Corações, para justificar os resultados encontrados. Como resultado verificou-se que a produção agrícola de Três Corações foi marcada pelo avanço da produção de commodities, como café, milho, soja e trigo, além do abacate, impulsionado por modernização produtiva, investimento tecnológico, profissionalização dos produtores, assistência técnica e apoio de instituições de ensino, pesquisa e extensão e cooperativas, dentre outras. Outros produtos como batata-inglesa, citros (laranja e tangerina) e feijão não registraram comportamento positivo, em virtude de migração para outras culturas mais rentáveis e com menor volatilidade de mercado. Na pecuária, predominam-se a bovinocultura de corte e leite, sendo que a atividade leiteira é tradição na região, proporcionada pela sucessão familiar. Conclui-se que a agropecuária é importante para o desenvolvimento econômico de Três Corações e pode contribuir com o crescimento econômico e desenvolvimento da cidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento regional; Produção agropecuária; Evolução histórica; Cadeias produtivas. Agricultura familiar

Referência:

OLIVEIRA, J. V.; SILVA, L. M. B.; SILVA, M. A. P.; BASSOTTO, L. C. Dinâmica da Agropecuária na cidade de Três Corações: Análise sob uma perspectiva histórica. O Eco da Graduação, v. 8, n. 2, p. 63-86, 2023.

Artigo [44/2023]

Sustentabilidade econômica em uma propriedade leiteira familiar

Resumo: O desempenho econômico de propriedades leiteiras é relevante para a contabilidade gerencial no agronegócio. Objetivou-se analisar o desempenho econômico de uma propriedade leiteira familiar, considerando a variabilidade do preço do leite em Minas Gerais. Foram analisados dados econômicos e de custos de produção de uma propriedade leiteira familiar, referentes aos anos de 2010 a 2017. Os preços de transações do leite na propriedade foram superiores à média estadual e exerceram pouca influência sobre o desempenho econômico da atividade leiteira devido a sua elevada eficiência operacional. Constatou-se que a variação do preço do leite pode ser uma necessidade para a previsão do negócio apenas em situações em que haja baixa eficiência operacional em seus processos produtivos. Foi um quadro de análise proposto, que apresenta os principais fatores que podem interferir no desempenho econômico das propriedades leiteiras. Conclui-se que é necessário ter eficiência operacional para minimizar os impactos da variação dos preços do leite na atividade leiteira.


Palavras-chave: Preço do leite. Eficiência. Risco. Agricultura familiar. Custo de produção. Mercado.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; BENEDICTO, G. C. Sustentabilidade econômica em uma propriedade leiteira familiar. PRETEXTO, v. 24, n. 4, p. 26-42, 2023.

Artigo [43/2023]

Teoria Dos Custos: Contribuições Teóricas Para Sistemas De Produção Agropecuários E Agroindustriais

Resumo: A Teoria dos Custos é uma teoria científica da área de Ciências Sociais Aplicada que pesquisa os custos de produção nas organizações. Apesar de sua importância, ainda é pouco estudado em outras áreas, caso da Produção Animal e Ciências Agrárias. Diante disso, analisar objetivamente como a Teoria dos Custos pode contribuir com a gestão de custos no contexto do agronegócio. Para tanto, realizou-se uma revisão na literatura que trata de custos ligados a sistemas de produção agropecuários e agroindustriais, relacionando diferentes conceitos, sob a lente da Teoria dos Custos. Seus resultados alicerceram-se no entendimento de diferentes conceitos de custos e em suas aplicabilidades para sistemas produtivos com diferentes especificidades, demonstrando que existem custos de natureza financeira, contábil e econômica que podem ser melhor explorados em diferentes organizações agropecuárias. Adicionalmente, foi proposto um quadro de análise com uma agenda de estudos futuros para contribuir com o avanço do conhecimento científico e o aprofundamento de questões relacionadas ao tema e inseridas na Teoria dos Custos, quando aplicadas às áreas de Produção Animal e Ciências Agrárias.


Palavras-chave: Custos Operacionais; Custeio Agro; Custo Agrícola; Gestão agroindustrial

Referência:

BASSOTTO, L. C.; RONQUINI, B. A. Teoria dos Custos: contribuições teóricas para sistemas de produção agropecuários e agroindustriais. Revista Estação Científica, v. 17, n. 2, p. 1-22, 2024.

Artigo [42/2023]

Desenvolvimento tecnológico e do conhecimento de propriedades leiteiras do sul de Minas Gerais

Resumo: A pecuária leiteira é um setor importante do do agronegócio responsável por gerar riqueza e renda para agricultores de diversos portes. Diante disso, é necessário que se caracterize as propriedades leiteiras para identificar o nível de desenvolvimento tecnológico e do conhecimento do setor. O objetivo do estudo foi diagnosticar o nível de conhecimento de produtores de leite na região sul do estado de Minas Gerais sobre o grau de desenvolvimento tecnológico no setor. A pesquisa se caracteriza por ser descritiva com abordagem quantitativa, em que foram entrevistados 112 produtores de leite de oito cidades do Sul do estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se da técnica de análise de dados denominada análise de clusters, que permitiu a formação de quatro grupos de propriedades. Identificou que, embora existam produtores com elevado conhecimento e com propriedades com alto avanço tecnológico, predominam propriedades de pequeno porte com baixo grau de desenvolvimento tecnológico e produtores com pouca preocupação frente a importância do conhecimento para o desenvolvimento da atividade leiteira. Conclui-se que o grau de desenvolvimento tecnológico das propriedades leiteiras do Sul de Minas Gerais é baixo, condição que pode expor propriedades a riscos de continuidade e/ou desenvolvimento.

Palavras-chave: Pecuária leiteira. Recursos de produção. Tecnologias de produção.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; PUTTI, F. F.; BENEDICTO, G. C. Desenvolvimento tecnológico e do conhecimento de propriedades leiteiras do Sul de Minas Gerais. Rev. Ago. Amb., v. 17, n. 1, e9479, 2024.

Artigo [41/2023]

O Estado e as empresas no desenvolvimento de pessoas com deficiência

Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho é um tema relevante e recorrente na literatura. Pesquisas que investigam a relação entre Estado, empresas e diferentes aspectos relacionados à inclusão de PcD podem contribuir com a equidade social. Para que o desenvolvimento pessoal e profissional de PcD ocorre é importante que Estado e empresas desenvolver políticas que incentivem a ocorrência de tais inserções. Com efeito, o objetivo deste estudo é investigar como o O estado e as empresas influenciam no desenvolvimento pessoal de pessoas com deficiência (PcD) inseridas no mercado de trabalho. Para tanto, por meio da visualização de Pearson, analisamos como relações existentes entre Estado, empresas e PcD sob a perspectiva de pessoas com e sem deficiência. Os resultados indicaram que o convívio entre colaboradores pode contribuir com o desenvolvimento de PcD, podendo ser influenciado também pela idade, escolaridade e experiência profissional. Além disso, a legislação pode contribuir com o aumento da inclusão de PcD no mercado de trabalho. Pessoas com deficiência que sofreu algum tipo de preconceito pode ficar mais descrente quanto às contribuições do Estado para com a inclusão do PcD no mercado de trabalho. Desse modo, é importante que o Estado desenvolver políticas públicas que contribuam para que as empresas podem se tornar mais adaptados e que ampliem programas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Palavras-chave: Responsabilidade social. Mercado de trabalho. Estado. Emprego. Trabalho.

Referência:

BASSOTTO., L. C.; RONQUINI, K. A. O Estado e as empresas no desenvolvimento de pessoas com deficiência. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 2, n. 1, p. 24-36, 2023.

Artigo [40/2023]

A Cadeia produtiva do leite no Estado de Minas Gerais

Resumo: A cadeia produtiva no agronegócio é um tema que vem sendo estudado deste 1957, por pesquisadores como David e Goldberg, que propuseram conceitos como agribusiness, antes, dentro e depois da porteira. Muitas outras pesquisas foram realizadas com o intuito de compreender as dimensões do tema no agronegócio. Contudo, a literatura se mostrou escassas de pesquisas que analisem a cadeia produtiva do leite. Com efeito, o objetivo deste artigo é analisar como é a cadeia produtiva do leite no estado de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica na literatura, este artigo, com abordagem qualitativa, analisou cinco publicações sobre o tema cadeia produtiva no agronegócio (foco em pecuária leiteira). A técnica de análise utilizada foi a revisão integrativa de literatura. Este artigo apresenta contribuições acerca da estrutura da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais. A cadeia produtiva do leite é composta pelos segmentos: (i) Pré-produção, que compreende as empresas de capacitação, pesquisa e extensão rural e os insumos; (ii) Produção e Organização, composta pelas propriedades leiteiras e organizações coletivas (associações e cooperativas); (iii) Processamento, compreendendo empresas industriais e artesanais de beneficiamento de leite e organizações coletivas; e (iv) Comercialização, compostas pelas vendas a atacado e varejo junto aos consumidores. Em Minas Gerais, a cadeia produtiva do leite ainda sofre influências do mercado, de políticas públicas, do Estado, de universidades e instituições de pesquisa e fomento. Conclui-se que a cadeia produtiva do leite possui elevada complexidade, motivo que justifica novos estudos a aprofundarem no tema e abordem questões como riscos e incertezas nos macrossegmentos supracitados.

Palavras-chave: Pecuária. Propriedades leiteiras. Economia agrícola.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LIMA, A. L. R.; BENEDICTO, G. C.; LOPES, M. A. A cadeia produtiva do leite no Estado de Minas Gerais. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 22, n. 2, p. 4047, 2023.

Artigo [39/2023]

Correlations between milking characteristics and behavior of cows milked in robotic systems

Abstract: The objective of this study was to analyze the correlation between milking characteristics and the behavior of cows in automatic milking systems. Data were collected between September 2019 and March 2020 from two commercial dairy herds located in Minas Gerais, Brazil, which use an automatic milking system (AMSTM, DeLaval, Tumba, Sweden). The dataset comprised 68,896 observations from 542 primiparous and multiparous cows of Holstein and crossbred (Holstein × Jersey) breeds. Daily milking characteristics, including milk flow rate (FR), time spent in the milking box (BT), and milking efficiency (ME), were recorded, along with behavioral traits such as milking handling time (HT), incomplete milkings (IM) , and kicks. To assess the relationships between these traits, a bivariate correlation analysis was performed using Pearson's correlation coefficient, executed with the statistical software SPSS version 22. The results revealed moderate negative correlations between FR and BT, ME and HT, and BT and ME. Conversely, a strong positive correlation was observed between FR and ME. A high positive correlation was identified between BT and HT, a moderate positive correlation between ME and milk yield, and a weak positive correlation between HT and IM (P<0.01). No significant correlation was found between milking frequency and kicks or incomplete milkings.
 

Keywords: Automatic milking system. Automation. Milking efficiency. Temperament.

Referência:

RODRIGUEZ, F. A. N.; LOPES, M. A.; LIMA, A. L. R.; ALMEIDA JÚNIOR, G. A.; NOVO, A. M.; BARBARI, M.; BRITO, S. C.; BASSOTTO, L. C.; CAMARGO, A. C.; NASCIMENTO, E. F. R.  Correlations between milking characteristics and behavior of cows milked in robotic systems. Semina: Ciênc. Agrár., Londrina, v.44, n.5, p.1686-1696, 2023.

Artigo [38/2023]

Organizações rurais: uma abordagem teórica sobre risco em propriedades leiteiras

Resumo: A pecuária de leite é um setor de grande importância para o desenvolvimento econômico e para a geração de riqueza e renda dos agricultores do Brasil. Contudo, uma grande heterogeneidade de propriedades leiteiras expõe diferentes tipos de riscos, que podem ser muito prejudiciais para o setor e acarretar em problemas de natureza econômica, tais como menor rentabilidade; técnicos, como baixa eficiência operacional; e social, como aumento do êxodo rural e redução da sucessão geracional. O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais riscos apresentados pela literatura que interferem nas propriedades leiteiras e, a partir disso, propor um quadro de análise e uma agenda de estudos sobre riscos na pecuária leiteira. Para cumprir o objetivo proposto, fizemos uma revisão integrativa da literatura, selecionando publicações que abordem características e riscos de propriedades leiteiras. As propriedades leiteiras podem diferir muito em questões como mão de obra, escala de produção, nível de conhecimento dos produtores, desenvolvimento tecnológico, entre outros. Com isso, muitos riscos relacionados à falta de (ou mais) gestão, falta de conhecimento, baixo desenvolvimento tecnológico afetam essas propriedades. Existem ainda outros riscos, como as variações climáticas e as oscilações mercadológicas, que interferem nos preços dos insumos e dos produtos da atividade. Ancorado no que aponta a literatura sobre a heterogeneidade de propriedades leiteiras, foi proposto um framework de pesquisa e uma agenda para estudos futuros, útil para o surgimento de novas pesquisas relacionadas ao risco na pecuária leiteira, tema incipiente na literatura.


Palavras-chave: Características de propriedades leiteiras. Leite. Produção de leite. Heterogeneidade. Pecuária leiteira.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; BENEDICTO, G. C.; LIMA, A. L.; LOPES, M. A. Organizações rurais: uma abordagem teórica sobre riscos em propriedades leiteiras. Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v.19, n.38, p.61-85, 2023.

Artigo [37/2023]

Characteristics of dairy farms with different levels of technical efficiency

Abstract: Dairy farming is essential for Brazilian agriculture and, especially, for the Minas Gerais State. The understanding of technical efficiency and its impacts on the economic performance of dairy farms contributes to the development of the milk production chain. In the context of organizations, the Firm Theory helps in understanding how production factors affect the economic performance of these organizations, which are little studied in dairy farming. The objective of this study was to identify the main characteristics that differentiate dairy farms in the state of Minas Gerais, Brazil. For this purpose, dairy farms with different levels of efficiency (high, medium and low) were compared using data envelopment analysis (DEA), descriptive statistics and mean difference tests, analyzing socioeconomic, cost and economic performance variables. To increase the technical efficiency of dairy farms, it is important to reduce the total operating cost (TOC) and effective operating cost (EOC) by optimizing their components. However, spending on feeding (concentrated) and electricity should be increased so that the analyzed dairy farms become more efficient. In addition, the increase in the technification of dairy farms must happen, but always with caution, so that depreciation costs do not rise disproportionately. This research contributes to the advancement of scientific knowledge by applying the assumptions of the Firm Theory to dairy farming, an incipient topic in the literature. For rural producers, this research can be especially useful when presenting efficiency indicators and parameters for dairy farms, such as food costs, which must be more than 60% of the EOC.

Keywords: Firm Theory; data envelopment analysis (DEA); cost management; dairy cattle; milk production.

 

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LIMA, A. L. R.; CARVALHO, F. M.; LOPES, M. A.; NASCIMENTO, E. F. R.; LIMA NETTO, E. P. Characteristics of dairy farms with different levels of technical efficiency. Ciência e Agrotecnologia, v. 47, e019122, 2023.

Artigo [36/2022]

Metodologia do Custeio Agro: conceitos, definições e aplicabilidades

Resumo: A Teoria da Firma (subdividida em Teoria da Produção, dos Custos e dos Rendimentos) permite analisar o desempenho de organizações e traçar uma conexão entre as interferências do mercado sobre seus desempenhos produtivos. Com efeito, a referida teoria torna-se fundamental para a gestão de custos em propriedades rurais, justificada pela bênção do tema para o contexto da agropecuária nacional. O objetivo desta pesquisa foi propor uma metodologia de custos ligada à Teoria da Firma que possa ser aplicada na agropecuária e contribuir com a gestão de custos de propriedades rurais. Para atingir o objetivo proposto, realizei-se uma revisão bibliográfica sobre a Teoria da Firma e as principais metodologias de custo utilizadas na agropecuária e, com isso, estabelecer uma conexão entre a Teoria da Firma, muito estudada em Ciências Sociais Aplicadas, com como áreas de Ciências Agrárias e Produção animal. A Metodologia do Custeio Agro propõe que os custos sejam classificados em efetivos (todos os custos desembolsáveis), totais (custos desembolsáveis e não desembolsáveis) e de atratividade (custo total mais custo de oportunidade). Além disso, foi utilizado o ponto de paridade em substituição ao ponto de equilíbrio (break even point) que, por ser negativo quando a margem de contribuição para negativa, inviabiliza sua utilização em propriedades em que os custos variáveis são maiores que a receita unitária. A metodologia do Custeio Agro se mostrou eficiente para apurar os custos de produção em propriedades agropecuárias com produtores com diferentes necessidades. Além disso, estabeleceu distinções entre conceitos como custos financeiros, contábeis e médicos. Outrossim, esta pesquisa contribui com o avanço do conhecimento científico, ao estabelecer uma conexão multidisciplinar em diferentes áreas de conhecimento.

Palavras-chave: Teoria da Firma. Custo de produção. Gestão de custos.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; BENEDICTO, G. C.; LIMA, A. L. R.; LOPES, M. A.; NASCIMENTO, E. R. F. Metodologia do Custeio Agro: conceitos, definições e aplicabilidades. Revista Custos e Agronegócios On Line, v.18, n.3, Jul/Set, 2022.

Artigo [35/2022]

Estratégias de gestão em propriedades leiteiras de Minas Gerais

Resumo: A informação é fundamental para analisar o desempenho e formular estratégias de gestão na pecuária leiteira. Com o objetivo investigar quais fatores contribuem com o desenvolvimento informacional de propriedades leiteiras sul mineiras e identificar estratégias empresariais que possam emergir da gestão da informação nessas propriedades, foram entrevistados 115 produtores de leite sul mineiros em 2017, utilizando-se da Correlação de Pearson para analisar os dados. Propriedades tecnologicamente menos desenvolvidas tendem a ter pior gerenciamento da informação. A informação contribui com a formulação de três estratégias de gestão na pecuária leiteira (de qualidade e armazenamento, de produção e de conhecimento).

Palavras-chave: Pecuária leiteira; Agronegócio; Leite. Estratégias empresariais; Gestão da informação

Referência:

BASSOTTO, L. C.; BENEDICTO, G. C.; PUTTI, F. F. Estratégias de gestão em propriedades leiteiras de Minas Gerais. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.15, n.1, 2022.

Artigo [34/2024]

Eficiência técnica em propriedades leiteiras familiares no Estado de Minas Gerais em 2021

Resumo: A pecuária leiteira familiar é relevante para a agropecuária nacional que, embora contribua com a geração de riqueza e renda, enfrenta baixas eficiência, produtividade e custos de produção elevados. Objetivou-se analisar a eficiência técnica de propriedades leiteiras familiares no Estado de Minas Gerais. Utilizou-se a Análise por Envoltória de Dados (DEA) com modelo BCC orientado a inputs. Quanto maior foi o nível de eficiência das DMU’s, menos recursos foram utilizados em excesso. Foi identificada, ainda, a inexistência de DMU’s que realizaram manutenção preventiva de máquinas, implementos e benfeitorias, justificando o aumento da utilização, principalmente, do insumo MIB (manutenção de máquinas, implementos e benfeitorias). Com esta pesquisa, sugeriu-se o Índice de Comprometimento de Insumos em Leite (ICIL), que evidencia o percentual da produção que está comprometida para comprar um determinado insumo. Quanto maior foi o nível de eficiência das DMU’s, menor foi o ICIL, que passou de 49,36% (eficientes) para 67,47% (com eficiência baixa). Este se mostrou um importante indicador de eficiência de propriedades leiteiras, responsável por evidenciar a quantidade de leite produzido que está comprometida com o pagamento dos insumos utilizados na atividade leiteira. Também se mostrou valioso instrumento a ser utilizado como benchmark em propriedades leiteiras.


Palavras-chave: Análise por Envoltória de Dados (DEA). Benchmark. Escala de produção. Mão de obra familiar. Pecuária leiteira.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; BENEDICTO, G. C.; LIMA, A. L. R.; LOPES, M. A.; MERLO, F. A. Eficiência técnica em propriedades leiteiras familiares no estado de Minas Gerais em 2021. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 62, n. 1, e261483, 2024.

Artigo [33/2022]

Fatores que Influenciam o Consumo de Carnes Exóticas: Percepções de Consumidores sobre a Carne de Coelhos

Resumo (sujeito a alterações): Carnes exóticas pode ser uma alternativa para consumidores de carnes. Dentre elas, a carne de coelho é considerada como uma proteína de elevada qualidade e de fácil produção, que poderia penetrar facilmente no mercado. Contudo, ainda é pouco consumida, principalmente,  pelo desconhecimento dos seus benefícios e pelo coelho ser considerado um animal de estimação. Diante da limitação de publicações sobre o tema, este estudo quantitativo objetivou analisar a percepção de consumidores sobre a carne de coelho e fatores que podem influenciar tal percepção sobre este alimento. A maioria das pessoas que participou desta pesquisa não percebe a carne de coelho como alimento e aqueles interessados em consumi-la, não encontram o produto à venda. Apesar da resistência por parte dos consumidores, ainda é possível expandir esse mercado, possibilitado pelo uso de estratégias de comunicação e marketing sobre a comercialização do produto.

Palavras-chave: Comportamento de Consumidor. Cultura alimentar. Cunicultura. Consumo de carne silvestre.

Referência:

Artigo aprovado na Revista Ciências Administrativas em 12 de maio de 2022.

Artigo [32/2022]

Sustentabilidade, Produção e Sucessão geracional em propriedades leiteiras mineiras

Resumo: Objetivou - se investigar as relações existentes entre produção, sustentabilidade e sucessão geracional de  propriedades leiteiras em Minas Gerais. Utilizou - se a Modelagem de Equações Estruturais para testar  nove  hipóteses identificadas na literatura sobre o tema. Propriedades social e economicamente  sustentáveis podem contribuir com o aumento da sucessão familiar. Além disso, propriedades que  produzem mais leite podem ter maiores possibilidades de contribuírem par a que jovens permaneçam na  atividade leiteira. A sucessão geracional foi influenciada, de forma direta, pela sustentabilidade econômica  e social e, de forma indireta, pela escala de produção.

Palavras-chave:  Sucessão familiar. Pecuária leiteira. Produtividade. Produção de leite. Rebanho leiteiro .   

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; PRADO, J. W.; COSTA, L. F. Sustentabilidade, Produção e Sucessão geracional em propriedades leiteiras mineiras. Revista RPCA, v. 16, n. 4, p. 88-102, 2022.

Artigo [31/2022]

Collective organizations and rural properties: dairy farming diagnostics in southern Minas Gerais State

Abstract: The milk production chain is a sector of great importance for the Brazilian economy, and it consists mostly of small producers. Collective cooperation practices are fundamental for assisting in the development of these activities and for strengthening dairy farming. However, milk producers often do not pay attention to the need to participate in the associations, cooperatives and other organizations of people (OP) that may provide help for many problems that devastate the everyday of dairy farms. This study aimed to investigate the main influences that these collective organizations can exert on dairy farms and to identify the structure of the relational interaction between them. A total of 115 dairy farmers from 8 cities in southern Minas Gerais state, including Campestre, Caldas, Ipuiuna, Poço Fundo, Elói Mendes, Poços de Caldas, Machado and Paraguaçu, were interviewed. Multivariate analysis was performed using Pearson correlation to identify the main existing influences. The results indicated correlations between the cooperatives, associations and other collective organizations and dairy farms in several areas, such as technological and managerial development, registration and access to information and production scale. It was possible to determine how the relationships between the collective organizations and dairy farms occur in southern Minas Gerais state. The results showed the influence that these collective organizations exert on dairy farms, which reinforces their importance for the milk production chain.


Keywords: Associativism. Cooperativism. Multivariate analysis. Commercialization relationships.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; CARVALHO, F. M.; BENEDICTO, G. C. Collective organizations and rural properties: dairy farming diagnostics in southern Minas Gerais State. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 18, n. 3, p. 132-145, 2022.

Artigo [30/2022]

Evolução e perspectivas dos estudos organizacionais no Brasil: Uma análise bibliométrica

Resumo: As teorias organizacionais podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e analisar mudanças no contexto atual. Este estudo objetiva-se analisar as publicações sobre estudos organizacionais ocorridas de 2011 e 2018 e investigar a evolução do tema no campo dos estudos organizacionais brasileiros. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa-exploratória, descritiva e temporalidade transversal com perspectiva longitudinal. Os resultados, no que tange às principais teorias/perspectivas teóricas, destacaram-se a Escola das Relações Humanas, Estruturalismo/Burocracia e Estratégica Empresarial. Já as categorias organizacionais mais estudadas foram a responsabilidade social e ambiental, tecnologia da informação, poder/controle, competência, desempenho e performance e estrutura organizacional. Conclui-se que o país ainda carece de uma teoria organizacional própria, que melhor explique o comportamento das organizações brasileiras. Do mesmo modo, os estudos, no Brasil, ainda se apoiam nos eixos tradicionais do pensamento organizacional, estando focados em publicações norte-americanas e europeias.

Palavras chave: Teorias Organizacionais, Análise Organizacional, Processos, Informação, Pessoas.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; FERREIRA, J. B.; BENEDICTO, G. C. Evolução e perspectivas dos estudos organizacionais no Brasil: Uma análise bibliométrica. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 1-25, 2022.

Artigo [29/2022]

Energia fotovoltaica: Análise de custo de produção em propriedades leiteira em Minas Gerais

Resumo: A pecuária leiteira é um importante setor da economia nacional e a sustentabilidade pode contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva. Contudo, existem poucos estudos que investiguem os efeitos da utilização de tecnologias ambientalmente corretas na gestão de custos da atividade leiteira. Diante disso, objetivou-se analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de uma mini usina de energia fotovoltaica. Especificamente, pretendeu-se, ainda, analisar a rentabilidade de uma propriedade leiteira localizada na região Norte do estado de Minas Gerais. Utilizou-se as metodologias do custo operacional e do custo total para analisar a rentabilidade. A implantação da mini usina de energia fotovoltaica na propriedade leiteira foi viável financeiramente por apresentar valor presente líquido (VPL) positivo (R$711,77) e a taxa interna de retorno (TIR) (2,68%) foi levemente inferior à taxa mínima de atratividade (TMA: 2,75%). O tempo de recuperação do capital investido (payback) (8 anos e 8 meses) foi bastante inferior à vida útil da mini usina. A mini usina de energia fotovoltaica contribuiu com a redução dos custos variáveis e se mostrou viável econômica e financeiramente, contribuindo com o aumento das margens bruta e líquida, bem como do resultado (lucro) da atividade leiteira.

Palavras-chave: Agronegócio. Análise de rentabilidade. Energia solar. Produção de leite. Sustentabilidade.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; NASCIMENTO, R.M.F.; LOPES, M. A.; LOPES FILHO, M. A.; BENEDICTO, G. C.; PORRECA, M. T. Energia fotovoltaica: Análise de custo de produção em propriedade leiteira em Minas Gerais. Revista de Agronegócios e Meio Ambiente, v. 15, n. 4, e9619, 2022.

Artigo [28/2022]

Projeção econômica e dos custos em propriedades leiteiras em agricultura familiar

Resumo: Análises econômicas são ferramentas que permitem compreender comportamentos futuros dos resultados econômicos. Práticas de previsibilidade dos resultados econômicos necessitam de análises mais reais, sem a interferência do valor da moeda ao longo do tempo, para que seja possível minimizar os riscos de inferências errôneas e distantes das realidades de uma propriedade leiteira. Objetivou-se analisar os resultados econômicos de duas propriedades leiteiras em agricultura familiar de 2011 a 2017, visando a uma projeção de 2018 a 2030. Os dados foram coletados diretamente nas propriedades analisadas e atualizados, utilizando como índice indexador o IGP-M (FGV). Posteriormente foram realizados cálculos matemáticos para projetar os resultados econômicos anuais de cada uma das propriedades. A Propriedade 2 apresentou resultados satisfatórios quando analisados os anos de 2011 a 2017, porém não superou os resultados obtidos pela Propriedade 1. A taxa de crescimento da Propriedade 1 indicou comportamento ascendente tanto na série histórica analisada (2011 a 2017) quanto na projeção econômica desenvolvida (2018 a 2030). A projeção econômica indicou que a Propriedade 2 possivelmente não conseguiria obter resultados econômicos que viabilizem a atividade leiteira no longo prazo. O principal fator identificado nas perspectivas favoráveis (Propriedade 1) e desfavoráveis (Propriedade 2) parece estar ligado à escala de produção, sendo o indicador que mais diferiu entre elas.

Palavras-chave: Pecuária leiteira. Gestão dos custos. Agricultura familiar.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; ALMEIDA JÚNIOR, G. A.; PRADO, J. W. Projeção Econômica e dos Custos em Propriedades Leiteiras Familiares. Desenvolvimento em Questão, v. 20, n. 58, p. e12055-e12055, 2022.

Artigo [27/2022]

Estrutura de governança em cooperativas agropecuárias no Sul de Minas Gerais

Resumo: As estruturas de governança são, conforme aponta a literatura, elementos de fundamental importância para contribuir com a redução dos custos operacionais e de transação em cooperativas. Esse estudo teve por objetivo analisar as estruturas de governança de duas cooperativas do Sul de Minas Gerais e identificar aspectos relacionados às respectivas estruturas que podem influenciar nas estratégias organizacionais das mesmas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa-exploratória, multicasos, em duas cooperativas, adotando a análise discreta comparada dessas organizações para que fosse possível identificar a estrutura de governança adotada em cada cooperativa. Os resultados indicaram que a cooperativa de leite possui estrutura de governança híbrida enquanto que a cooperativa de café e cereais possui estrutura de governança hierárquica. Este estudo contribuiu com a identificação de características ligadas à estrutura de governança de cooperativas de diferentes setores agropecuários, favorecendo na melhor compreensão do ambiente organizacional delas. Tal adaptação se mostrou fundamental para que os processos sejam realizados visando contribuir com o crescimento e desenvolvimento dessas cooperativas no futuro e consequente fortalecimento da cadeia produtiva em que estão inseridas.

Palavras-chave: Economia dos Custos de Transação (ECT). Comportamento Oportunista. Racionalidade limitada. Gestão.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; FERREIRA, J. B. Estrutura de Governança em Cooperativas Agropecuárias do Sul de Minas Gerais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 61-83, maio/ago. 2022.

Artigo [26/2022]

A eficiência na utilização da mão de obra em propriedades leiteiras no estado de Minas Gerais, Brasil

Resumo: A pecuária leiteira é um importante setor da agropecuária nacional, estando presente em todas as regiões do Brasil. Para manter elevados índices de eficiência, é fundamental que haja qualidade do seu processo produtivo. A mão de obra utilizada é um dos principais elementos que pode contribuir para que propriedades leiteiras se tornem mais eficientes. Com efeito, pesquisas que investiguem quais elementos ligados à mão de obra influenciam na eficiência de sua utilização podem contribuir para que produtores consigam melhorar a qualidade do trabalho na atividade leiteira. Diante disso, objetivou-se analisar quais características contribuem com a eficiência da mão de obra de propriedades leiteiras em Minas Gerais, bem como quais fatores auxiliam na distinção dessas propriedades. Para tanto, utilizou-se a análise fatorial para identificar os principais fatores responsáveis por influenciar na qualidade da mão de obra de propriedades leiteiras em diferentes níveis de eficiência (baixa, média e alta). Os resultados indicaram a existência de cinco fatores: trabalho familiar, contratações, legalização, incentivo e motivação.  Legalização e motivação se mostraram importantes em propriedades leiteiras independendo de suas eficiências quanto à utilização deste recurso. Os outros fatores, contudo, foram decisivos para diferenciar propriedades que possuem baixa e alta eficiência. Conclui-se que propriedades leiteiras devem se preocupar, principalmente, com questões como contratação, escala de produção e incentivo para que consigam ter alta eficiência na utilização da mão de obra.


Palavras-chave: Pecuária leiteira. Gestão dos custos. Agricultura familiar.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; CARVALHO, F. M.; LOPES FILHO, M. A.; LIMA NETTO, E. P. A eficiência na utilização da mão de obra em propriedades leiteiras no estado de Minas Gerais, Brasil. Espacio Abierto, v. 31, n. 3, p. 177-192, 2022.

Artigo [25/2022]

Effect of milk production scale on the economic return of dairy farmers in the Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba mesoregion

Abstract: This study proposes to evaluate the relationship between the economic return of dairy production and its scales. Economic and production data were collected from 28 dairy farms located in the Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba mesoregion, MG, Brazil. The farms were stratified into three scales of milk production: small (less than 150 kg), medium (151 to 400 kg), and large (over 400 kg). Data collected between January and December 2013 were analyzed statistically using SPSS 27.0 software, considering a minimum significance level of 95% (P < 0.05). Gross Margin, Net Margin, and Outcome were used as indicators of return. Among the fixed costs, depreciation corresponded to 16.56, 15.90, and 12.54% of total costs for the small, medium, and large producers, respectively. Among the variable costs, feeding accounted for 26.26, 34.94, and 44.58% of total costs on the small, medium, and large farms, respectively. Only the large-scale producers had positive outcomes (BRL 27,010.73), whereas the small and medium producers had losses (BRL -28,615.21 and BRL -18,233.83, respectively). In conclusion, increasing the scale of production positively influences the economic return of dairy farming.

Keywords: Dairy cattle; Management; Production cost; Profitability.

Referência:

PADILHA, A. L.; NATEL, A. S.; PELEGRINI, D. F.; LOPES, M. A.; BRUHN, F. R. P.; DEMEU, F. A.; BASSOTTO, L. C. Effect of milk production scale on the economic return of dairy farmers in the Triângulo Mineiro/Alyo Paranaíba mesoregion. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 43, n. 5, p. 1985-2002, set./out. 2022.

Artigo [24/2022]

E-participation dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na região Sudeste do Brasil

Resumo: O Ministério da Educação lançou, em 2016, um projeto denominado Desafio da Educação Profissional e Tecnológica (doravante DEPT) que incentiva cidadão a participarem ativamente, por meio de uma plataforma online, do processo de tomada de decisões. Tal condição reforça a necessidade das instituições de ensino superior e, em especial, dos Institutos Federais da região sudeste do Brasil, a se interagirem com a sociedade. O presente trabalho teve como O objetivo desta pesquisa é analisar se os IF’s da região sudeste do Brasil fazem uso das ferramentas da rede social para promover a participação social. Para tanto, foram analisados posts, likes, reactions, comentários e shares de cada página oficial dos institutos federais da região supracitada. Houve aumento no engajamento da região sudeste desde o lançamento do lançamento DEPT, constatando que os institutos federais passaram a utilizar a rede social Facebook para aumentar sua interação com a sociedade.

 

Palavras-chave: Comunicação; redes sociais; instituições de ensino superior; interação; sociedade.

Referência:

PEIXOTO, D. L.; GÜTZMANN, A.; NASCIMENTO, T. B. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, M.; CAMPOS, A. C.; BASSOTTO, L. C. E-participation dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na região sudeste do Brasil. Rev. Elet. Cient. da UERGS, v. 8, n. 01, p. 73-83, 2022.

Artigo [23/2022]

Perfil tecnológico de propriedades leiteiras no Estado de Minas Gerais

Resumo (estruturado): Objetivo: Objetivou-se investigar como as principais tecnologias existentes em propriedades leiteiras de Minas Gerais podem ser classificados quanto ao nível de desenvolvimento tecnológico (estratégico, tático e operacional). Especificamente, pretendeu-se identificar o nível de desenvolvimento tecnológico dessas propriedades. Metodologia: Por meio da técnica de análise fatorial, identificou-se os principais fatores tecnológicos de 495 propriedades leiteiras em Minas Gerais, participantes do projeto de assistência técnica Educampo, do Sebrae Minas. Identificados esses fatores, realizou-se nova análise fatorial com o intuito de classificá-los entre os níveis estratégico, táticos e operacionais. Originalidade/relevância: Esta pesquisa se justifica devido à inexistência de publicações sobre como as principais tecnologias utilizadas em propriedades leiteiras de Minas Gerais podem ser classificadas quanto aos níveis estratégicos, táticos e operacionais. Principais resultados: Foram identificados oito fatores tecnológicos, a saber: Sistema de produção; Inseminação artificial; Irrigação; Cria e recria; Nutrição; Ordenha; Outras biotecnologias da reprodução (OBR); e Certificação; alocados nos níveis estratégico, tático e operacional. Apenas 19,39% das propriedades analisadas possuem desenvolvimento tecnológico em nível estratégico. Contribuições teóricas/metodológicas: Fez-se uma comparação entre as tecnologias classificadas como estratégicas, táticas e operacionais, resultados desta pesquisa, com literatura que explora o tema, ainda que de forma parcial. Contribuições sociais para a gestão: Propiciar a produtores rurais, por meio dos resultados desta pesquisa, identificar qual seria o nível de desenvolvimento tecnológico em que suas propriedades leiteiras estão inseridas, bem como quais seriam as principais tecnologias que podem contribuir para o avanço tecnológico nessas propriedades no curto, médio e longo prazos.

 

Palavras-chave: Níveis estratégico, tático e operacional. Tecnologia. Pecuária leiteira. Desenvolvimento tecnológico.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; PRADO, J. W.; MENDONÇA, B. A. A. Perfil tecnológico de propriedades leiteiras em Minas Gerais. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 193-215, 2022.

Artigo [22/2022]

Internacionalização e Teoria dos Custos de Transação: análise das redes teóricas

Resumo: A pesquisa em negócios internacionais visa entender e explicar as decisões relacionadas à internacionalização das empresas. A Teoria dos Custos de Transação (TCT) é uma das principais correntes teóricas que explicam as decisões de internacionalização das empresas. A TCT muito já contribuiu para explicar as decisões de internacionalização, no entanto, novas tendências têm demandado a extensão das teorias tradicionais de internacionalização e a TCT tem muito a contribuir para explicar as decisões em internacionalização. Desta forma, este artigo, por meio de um estudo bibliométrico de artigos acadêmicos publicados entre 1961 e 2018, teve por objetivo analisar as redes teóricas em torno da TCT e seu impacto na pesquisa em negócios internacionais, bem como identificar perspectivas de extensão da teoria. Foi utilizado o software VOSviewer para realizar as análises dos dados. Os resultados indicaram o aumento da produção científica nos últimos 10 anos, destacando-se quatro periódicos com elevada participação nos estudos que tratam do tema. O mapeamento de co-citações permitiu identificar vínculos entre autores, periódicos e instituições de ensino que concentram a produção em negócios internacionais e TCT. Foram identificadas três áreas com perspectivas futuras para novas produções científicas: experiência internacional de empresas, gestão e/ou mercado internos e expansão internacional. A partir dos resultados deste estudo, foi possível apresentar um Framework de pesquisa, com uma agenda de estudos futuros.

Palavras-chave: Bibliometria; Negócios Internacionais; Internacionalização de Empresas; Teoria dos Custos de Transação.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; BENEDICTO, G. C. Internacionalização e teoria dos custos de transação: análise de redes teóricas. Perspectivas Contemporâneas, v. 17, n.1, p. 1-20, 2022.

Artigo [21/2022]

Eficiência produtiva e risco para a pecuária leiteira: Uma revisão integrativa

Resumo: A eficiência operacional é fundamental para o desenvolvimento de propriedades leiteiras e está atrelada aos fatores de produção (terra, trabalho e capital). A má utilização desses recursos pode conferir mais riscos à atividade leiteira pelo possível aumento da ineficiência. Diante disso, objetivou-se analisar as relações existentes entre eficiência operacional e riscos, desenvolvendo um framework que integre diferentes pesquisas associadas ao negócio leiteiro. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de revisão integrativa da literatura em quatro artigos publicados sobre eficiência e risco na pecuária leiteira, encontrados nas bases Web of Sciece e Scopus, de 2010 a maio de 2020. Por meio do framework da gestão estratégica da eficiência e do risco, foram identificadas as principais características que compõem a eficiência de propriedades leiteiras e os riscos que podem impactá-las, bem como quais são as perspectivas futuras para o agronegócio do leite. São necessárias novas pesquisas que investiguem como os riscos advindos dos aumentos do nível de especialização, da formação profissional e da fronteira de produção podem impactar o desenvolvimento e os riscos de propriedades leiteiras. Esta pesquisa pode contribuir com o avanço do conhecimento científico acerca da eficiência e dos riscos na pecuária leiteira brasileira, bem como auxiliar produtores de leite a identificar quais são os maiores riscos da atividade.

Palavras-chave: Eficiência da produção. Sustentabilidade, Gestão de riscos.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; BRITO, M. J.; BENEDICTO, G. C. Eficiência produtiva e riscos para propriedades leiteiras: uma revisão integrativa. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 60, n. 4, e245277, 2022.

Artigo [20/2022]

Desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Resumo: A inclusão social é um tema de grande importância para a contemporaneidade. Pesquisas que analisem como ocorre a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como os desafios encontrados para que a inclusão aconteça, são fundamentais para que organizações, Estado e sociedade possam contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi analisar os principais desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para cumprir este objetivo, realizou-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, pesquisando artigos científicos, livros e legislações que abordem a questão da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Constatou-se que, muitas vezes, a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho se dá apenas pela obrigação legal de inclusão social. Além disso, na tentativa de se inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, adotam-se práticas e posturas excludentes, que podem comprometer o processo de inclusão. Outras questões como as dificuldades de preparação de colaboradores (com e sem deficiência) e nível de escolaridade podem prejudicar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. É necessário que haja dedicação e envolvimento de todos (empresas, Estado e sociedade) para que a inclusão social possa acontecer e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.

 

Palavras-chave: Inclusão social. Pessoas com necessidades especiais. Trabalho. Contratação.

Referência:

RONQUINI, K. A.; BASSOTTO, L. C. Desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 20, n. 2, p. 1-10, 2021.

Artigo [19/2022]

Desempenho entre motores ciclo diesel: utilização de óleo diesel e biodiesel

Resumo: Práticas de desenvolvimento sustentável são importantes para garantir elevados padrões de qualidade em diversos temas, com destaque para questões sociais e ecológicas, também conhecidas como questões sustentáveis. Estudos que analisem comparativamente condições intrínsecas ao funcionamento de motores que utilizem de meios de combustão ecologicamente mais corretos. O presente estudo é justificado pela importância de se contextualizar o ambiente relacionado ao desempenho de motores ciclo diesel movidos com óleo diesel e biodiesel. Foi realizado um estudo na literatura sobre a viabilidade de utilização do biodiesel em escala comercial preservando os mesmos padrões de efetividade presentes nesses motores, quando abastecidos com óleo diesel. O objetivo geral desse estudo foi realizar uma análise comparativa do desempenho dos motores ciclo diesel com diesel e biodiesel e identificar questões relacionadas a eficiência e durabilidade dos referidos motores. O presente estudo é classificado como uma pesquisa de revisão bibliográfica, buscando informações no campo científico que tratam do tema sobre óleos diesel e biodiesel em motores ciclo diesel. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva que analisou o desempenho de motores ciclo diesel alimentados com diferentes tipos de óleos combustíveis. Foram feitas pesquisas na biblioteca da Faculdade Pitágoras, internet e repositórios Scielo, CAPES e Spell de modo que seja possível analisar também o desenvolvimento do conhecimento científico sobre os temas propostos. Esse estudo permitiu compreender diferentes aspectos que delimitam a utilização de combustíveis tradicionais, de origem fóssil, e o biodiesel, considerado um combustível alternativo. Foi possível identificar diferentes aspectos que viabilizam a utilização desses combustíveis em diferentes situações. Foi possível conhecer inúmeras vantagens, desvantagens, características e limitações do biodiesel e compará-las ao combustível de origem fóssil foi primordial para compreender a importância de se analisar de forma clara e imparcial todos os aspectos que tangem tais conceitos.

Palavras-chave: biodiesel. óleo diesel. motores ciclo diesel.

Referência:

ABREU, J. A. P.; BASSOTTO, L. C. Desempenho entre motores ciclo diesel: utilização de óleo diesel e biodiesel. Múltiplos Acessos, v. 1, n. 6., p. 171-217, 2021.

Artigo [18/2021]

O ontem, o hoje e o amanhã dos estudos sobre agronegócio: uma análise bibliométrica de 1945 a 2020

Resumo: O agronegócio, importante setor da economia, tem despertado o interesse da academia, implicando em uma gama de produções científicas que podem gerar conhecimento para o campo das ciências agrárias e diversas outras áreas. Este estudo teve como objetivo investigar o comportamento da literatura científica internacional sobre o agronegócio, a fim de poder pautar os temas que estão emergindo. Para tanto, utilizou-se da técnica de análise de dados bibliométrica, conduzida em uma das principais bases indexadoras, a Web of Science (WoS), por meio dos softwares EndNote e CiteSpace. Fez-se uma revisão da literatura, identificando 787 trabalhos publicados entre os anos de 1945 a 2020. Constatou-se crescimento significativo na produção acadêmica em torno da pauta do agronegócio. A partir de 2007, Brasil e Estados Unidos (EUA) foram os países com maior quantidade de publicações sobre o tema, com destaque para a maior diversidade de periódicos que publicaram sobre o tema. Cada vez mais o agronegócio vem sendo estudado de maneira transdisciplinar, com pluralidade de temas atrelados a ele, tais como inovação, performance, administração estratégica, desenvolvimento e sustentabilidade. O desenvolvimento econômico e ambiental, pautado por tópicos de sustentabilidade, das suas mais variadas matrizes, vêm ascendendo consideravelmente. Concluiu-se que pesquisas sobre o agronegócio se encontram em expansão, em diferentes áreas do conhecimento, permitindo compreender que tal conceito, sustentado pela imagem de rede, está cada vez menos condicionado à agricultura de maneira isolada, e sim à sua cadeia produtiva. O artigo ainda conta com uma figura que resume a agenda de estudos futuros.

Palavras-chave: Agribusiness. Web of Science. Bibliometria. Perspectivas agropecuárias. Agenda de pesquisas futuras.

Referência:

PEREIRA, A. L. C.; SADOCCO, R. R. S.; SILVA, M. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, M.; BASSOTTO, L. C. O ontem, o hoje e o amanhã dos estudos sobre agronegócio: uma análise bibliométrica de 1945 a 2020. Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 23, e1737, 2021.

Artigo [17/2021]

Em busca de sabores, aromas e histórias: uma revisão integrativa acerca dos cafés especiais

Resumo: O agronegócio do café tem papel importante na economia global, por ter promovido e ainda promover transformações nos aspectos econômicos, culturais e sociais da humanidade. A bebida é mundialmente consumida. Em um nível abrangente, o café, principalmente o de grãos especiais, representa diversas oportunidades a serem exploradas pelos atores que compõem sua cadeia agroindustrial. O objetivo deste estudo foi apresentar o estado da arte da produção acadêmica internacional sobre o agronegócio cafés especiais e, para tal, utiliza uma revisão integrativa da literatura, por meio da análise da produção de artigos acadêmicos sobre esse tema, publicados na base indexadora Web of Science. Fez-se uso da string de busca < TO = special*_coffee >, sem restrição temporal. Inicialmente, chegou-se a 32 artigos, os quais, após leitura integral, foram limitados a 19, analisados e clareados por meio de quatro categorias sintetizadas em forma de tabela que ainda geraram um framework para futuras pesquisas. Informações relevantes sobre o mercado como um todo foram reunidas, desde aquelas sobre os produtores rurais, passando pelas associações e cooperativas, pelas indústrias envolvidas, organizações de certificação, até chegar aos consumidores do agronegócio de cafés especiais.

Palavras-chave: Café. Agronegócio. Cadeia produtiva. Framework.

Referência:

SILVA, M. G.; BASSOTTO, L. C.; PEREIRA, A. L. C.; SADOCCO, R. R. S.; TEODORO, A. J. S. Em busca de sabores, aromas e histórias: uma revisão integrativa acerca dos cafés especiais. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 38, n. 3, e26879, 2021.

Artigo [16/2021]

Gestão estratégica de custos em propriedades leiteiras familiares de Minas Gerais

Resumo: A pecuária leiteira, bem como as propriedades com mão de obra familiar, que predominam na atividade, são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Em função da escassez de estudos que explorem a gestão estratégica de custos com projeções econômicas, objetivou-se, com esta pesquisa, analisar indicadores econômicos de duas propriedades leiteiras familiares (A e B) no sul de Minas Gerais e investigar se projeções econômicas podem contribuir com o desenvolvimento da gestão estratégica de custos. Foram analisados os dados econômicos dos anos de 2011 a 2017 e realizada uma projeção desses resultados para os anos de 2018 a 2030. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de natureza quantitativa com objeto de estudo multicasos, focado nos custos operacionais e no custo total para analisar os custos das propriedades leiteiras. Para a realização da projeção econômica dados das propriedades, utilizou-se o Microsoft Excel® . A propriedade A apresentou menor desenvolvimento econômico, com menores incrementos produtivos no decorrer dos anos analisados. Sua projeção econômica demonstrou que o não crescimento da produção leiteira nos anos analisados poderia estimular a descontinuidade da atividade leiteira, que se tornaria inviável em um cenário futuro. A Propriedade B apresentou resultados econômicos mais favoráveis e produção leiteira com crescimento anual de 2011 a 2017. Este crescimento foi identificado na projeção econômica, fato que garantiria o desenvolvimento econômico dessa propriedade no cenário futuro. As projeções econômicas demonstraram ser importantes ferramentas para a tomada de decisões com o intuito de reverter comportamentos desfavoráveis previstos, sendo possível elaborar um framework do sistema de gestão estratégica dos custos em propriedades leiteiras.

Palavras-chave: Custo de produção. Gestão de custos. Projeções econômicas. Pecuária leiteira.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; LOPES, M. A.; ALMEIDA JÚNIOR, G. A.; BENEDICTO, G. C. Gestão estratégica de custos de propriedades leiteiras familiares de Minas Gerais. Custos e @gronegócio online, v. 17, n. 2, p. 144-169, Abr./Jun., 2021.

Artigo [15/2021]

O consumidor de festa de formatura: mercado, consumo e oportunidades na Mesorregião Campo das Vertentes - MG

Resumo: O mercado de eventos de festas de formatura universitária tem apresentado uma oportunidade de estudos acadêmicos na área da administração, com possibilidade de análises sobre várias perspectivas gerenciais e teóricas. Este estudo objetivou-se a estudar o comportamento dos consumidores na Mesorregião Campos das Vertentes de Minas Gerais. As três cidades selecionadas, Barbacena, Lavras e São João del Rei, possuem dados relevantes sobre o mercado de formaturas, sendo compostas de várias instituições privadas e públicas de ensino superior, número substancial de universitários, e com cinco empresas promotoras de festas de formatura. Através de um questionário estruturado, em formato on-line e distribuído de forma presencial, os universitários responderam às questões sócio demográficas, e questões explicativas sobre as preferências, percepções, gostos, econômicas e culturais. A análise dos dados contou com técnicas de estatística descritiva e multivariada. Os resultados mostraram que os universitários são jovens ente 18 e 25 anos, solteiros, dependentes financeiramente de alguém, e que necessitam da ajuda da família para participarem da festa de formatura. Neste sentido, a realização da formatura, torna-se um objetivo e sonho a ser realizado por ele próprio, mas com a participação da família. Também foi possível identificar que eles preferem as festas com a maior diversidade possível de alimentos e bebidas disponíveis e com valores de investimento mais acessíveis. Conclui-se que o mercado apresenta diversas oportunidades para as empresas do setor, destaque para ações de marketing estratégico que foquem no conceito de simbolismo e ritual de passagem com a participação familiar.

Palavras-chave: Consumo. Empresa de eventos. Formatura. Universitário. Ritual.

Referência:

SILVA, M. G. ; TEODORO, A. J. S. ; SADOCCO, R. R. S. ; ANDRADE, R. H. R. ; BASSOTTO, L. C. ; ANTONIALLI, L. M. . O consumidor de festa de formatura: mercado, consumo e oportunidades na Mesorregião Campo das Vertentes - MG. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e2310111216, 2021.

Artigo [14/2021]

Análise da comunicação em uma instituição de ensino superior localizada no Estado de São Paulo

Resumo: A criação de uma identidade de comunicação nas organizações permite a discussão de abordagens de cunho econômico e/ou administrativo, e, por conseguinte, o alcance de vantagens competitivas. Quando considerado o contexto das Instituições de Ensino Superior e a crescente preocupação com seu desenvolvimento e avaliação, passa-se a valorar sua comunicação com os stakeholders. Nesse sentido, este estudo adotou como objetivo analisar, com base na visão de colaboradores, a comunicação interna e externa de uma Instituição de Ensino Superior do estado de São Paulo, com ênfase na criação de vantagem competitiva. Foi elaborado um questionário eletrônico estruturado, o qual foi encaminhado para todos os profissionais de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior paulista, obtendo-se 32 participações. Os resultados evidenciaram que a comunicação se mostra como um elo que mantém a Instituição de Ensino Superior conectada com seus colaboradores e com o ambiente externo. Além disso, identificou-se a existência de componentes que podem interferir na comunicação interna e externa da organização.

Palavras-chave: Educação. Comunicação interna. Comunicação externa. Cultura organizacional.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; PEREIRA, A. L. C.; PUTTI, F. F.. Análise da comunicação em uma instituição de ensino superior localizada no Estado de São Paulo. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v.10, e20510111633, 2021.

Artigo [13/2021]

Evasão maternal: que políticas as empresas vêm adotando para não perder suas funcionárias para a maternidade? Um estudo multicaso

Resumo: Este trabalho buscou identificar quais as políticas empresariais que estão sendo adotadas pelas empresas para reter as colaboradoras mães, uma vez que se entende que a saída dessas profissionais acarretaria em prejuízo para as organizações, o que é pouco estudado pela academia. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso-múltiplo, por meio de duas entrevistas e duas análises documentais, todas elas em empresas de grande porte. Os dados obtidos foram submetidos à análise por meio da categorização de maneira emergente, ou seja, as categorias de análise foram surgindo a partir dos resultados. Por meio disso, foram criadas três categorias de análise e, majoritariamente, a categoria “tipos de benefícios” foram os que mais se destacaram. Os resultados indicaram que as empresas acabam concentrando seus esforços em benefícios pontuais, muito próximos aos da legislação vigorante em cada país, e não necessariamente um arcabouço de políticas empresariais que poderiam de fato atender e reter as colaboradoras mães.

Palavras-chave: Maternidade. Políticas empresariais. Evasão.

Referência:

MOREIRA, L. M.; OLIVEIRA JUNIOR, M.; SADOCCO, R. R. S.; FARIA, D. W. DE; BASSOTTO, L. C.; PEREIRA, A. L. C.; FERREIRA, P. A.; TEODORO, A. J. S.; DINIZ, I. R.; PUTTI, F. F.. Evasão maternal: que políticas as empresas vêm adotando para não perder suas funcionárias para a maternidade? Um estudo multicaso. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v.10,.e24010111737, 2021.

Artigo [12/2020]

Atributos, valores e comportamento de consumo de café tradicional no Brasil

Resumo: Este artigo visa detectar os atributos, consequências e valores individuais dos participantes em relação ao consumo de café tradicional no Brasil. Pesquisa qualitativa, utilizando as técnicas de Soft Laddering, por meio de 30 entrevistas. Os resultados demonstraram que os valores pessoais são respectivamente: prazer, cultura, união, qualidade de vida, auto realização e identidade regional, sendo os atributos: preço, marca, cor da bebida, oferta e região onde foi produzido, a base para atingir estes valores pessoais. Atender os interesses dos consumidores de café não é tarefa fácil. Ao mesmo tempo que buscam qualidade, o atributo inicial das ligações é o preço.

Palavras-chave: Teoria Meios-fim. Laddering percepção. consumidores.

Referência:

FERREIRA, J. B.; BASSOTTO, L. C.; CASTRO JUNIOR, L. G. Atributos, valores e comportamento de consumo de café tradicional no Brasil. ESPACIO ABIERTO (CARACAS. 1992), v.29, p.294 - 313, 2020.

Artigo [11/2020]

O Estado e a questão ambiental: contribuições da legislação ambiental brasileira com o meio ambiente

Resumo: Este artigo estudou a evolução da legislação ambiental como arcabouço para o entendimento e contribuições do Estado para a preservação ambiental, objetivou analisar as relações do Estado com as questões ambientais por meio da evolução da legislação brasileira de 1605 - 2000. Nos primeiros séculos, poucas foram as legislações que regulamentavam essa questão. As novas políticas públicas se preocupam com a questão ambiental e regulamentam práticas de conservação e preservação e determinam as penalidades, em caso de não cumprimento. Conclui-se que, no contexto atual, existe preocupação do Estado com a preservação ambiental, com a publicação de várias normativas legais.

Palavras-chave: Preservação ambiental. Legislação. Conservação. Informação ambiental. Políticas públicas.

Referência:

TALLES, F. S.; BASSOTTO, L. C. O estado e a questão ambiental: contribuições da legislação ambiental brasileira com o meio ambiente. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, v.1, n. 12, p. 135-141, 2020.

Artigo [10/2020]

A utilização do Programa 5S como vantagem competitiva em organizações

Resumo: Diante da importância da Gestão da Qualidade Total para a manutenção e aumento da competitividade das empresas, com especial destaque para o Programa 5S, esse estudo tem por objetivo analisar sua importância como vantagem competitiva dentro das organizações, bem como identificar as principais benefícios e limitações dessa metodologia dentro do ambiente corporativo. O Programa 5S é um sistema gerencial de origem japonesa que envolve as seguintes ações: senso de utilização, de organização, de limpeza, de padronização e de disciplina ou seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, respectivamente no idioma original. Visando responder à pergunta sobre a importância do Programa 5S para o desenvolvimento ou competitividade das empresas, foi realizada uma pesquisa de revisão literatura em sites, artigos científicos, teses de doutorado e livros que permitiram a compreensão da importância que a referida metodologia pode exercer para o campo empresarial, contribuindo com o desenvolvimento da cultura organizacional e favorecendo a competitividade e fortalecimento dessas empresas no mercado.

Palavras-chave: Competitividade. Empresa. Programa 5S. Qualidade. Vantagem Competitiva.

Referência:

ANTONIO, L.; BASSOTTO, L. C. A utilização do Programa 5S como vantagem competitiva em organizações. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v1, n18, p113-121, 2020.

Artigo [09/2020]

Gestão dos custos em uma propriedade leiteira familiar do sul de Minas Gerais

Resumo: A gestão dos custos é fundamental para contribuir com o bom gerenciamento da atividade leiteira e pode contribuir para que melhores resultados econômicos para propriedades leiteiras familiares sejam alcançados. Este estudo teve por objetivo analisar os custos de produção de uma propriedade familiar produtora de leite e verificar a contribuição da pecuária leiteira para o desenvolvimento econômico para produtores familiares. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva, configurada como estudo de caso em uma propriedade leiteira situada no sul do Estado de Minas Gerais para analisar questões relacionadas aos custos de produção e resultados econômicos da atividade com dados coletados entre os anos de 2010 e 2017. A produção de leite da propriedade esteve a maior parte dos anos abaixo do ponto de equilíbrio. As receitas da atividade não foram capazes de remunerar o custo operacional total (COT) e o custo total (CT) na maioria dos anos analisados. Contudo, os resultados sugerem que a gestão dos custos da propriedade analisada está se desenvolvendo, pois os resultados econômicos dos últimos anos foram melhores que aqueles obtidos nos primeiros anos da pesquisa. A pecuária leiteira se mostrou como uma importante fonte geradora de riqueza e renda para produtores de leite familiares.

Palavras-chave: Custos econômicos. Custos de produção. Custos operacionais.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; MACHADO, L. K. C. . Gestão dos custos em uma propriedade leiteira familiar do sul de Minas Gerais. FORSCIENCE, v. 8, e00528, 2020.

Artigo [08/2020]

Ferramentas de gestão na produção enxuta

Resumo: A produção enxuta é um sistema produtivo desenvolvido pela empresa Toyota Motor Company e tem a finalidade de contribuir com a eliminação de desperdícios nos processos produtivos. Diante de sua importância para o ambiente corporativo, esse estudo visa responder às seguintes questões: Quais são os principais desafios da implantação da produção enxuta nas empresas? A produção enxuta pode influenciar no desenvolvimento dessas empresas na atualidade? Com isso, objetivou-se investigar os desafios e as perspectivas da produção enxuta e identificar suas influências sobre a competitividade das organizações. Foi realizada uma revisão sistemática na literatura. Implementar a produção enxuta em uma organização é uma tarefa complexa e que demanda grande empenho por parte dos gestores que necessitam de habilidade para lidar com condições como a inserção de novas estratégias e a gestão de pessoas. Contudo, as vantagens desse sistema produtivo são superiores aos riscos, fato que incentiva sua utilização nos ambientes propí­cios e preparados para esse fim. A produção enxuta pode ser considerada uma importante vantagem competitiva responsável por contribuir com o desenvolvimento das instituições que a ela aderirem.

Palavras-chave: Gestão da qualidade. Ferramentas administrativas. Produção enxuta. Vantagens produtivas. Práticas de gestão.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; MARTINS, D. T. ; FERREIRA, J. B. . Ferramentas de Gestão na Produção Enxuta. O ECO DA GRADUAÇÃO, v. 5, p. 51-73, 2020.

Artigo [07/2020]

A comunicação em uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais

Resumo: A comunicação é um elemento de grande importância para as organizações. Análises que contribuam com a identificação da percepção dos colaboradores e/ou da sociedade em geral sobre as organizações é um aspecto de fundamental relevância para auxiliar no entendimento da percepção dos colaboradores quanto à comunicação organizacional. Esse estudo objetivou analisar a utilização da comunicação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) e verificar a influência da comunicação na competitividade de IES. Foram entrevistadas 17 pessoas de uma IEF sendo analisados os diferentes mecanismos de comunicação e suas interações com os ambientes interno e externo. Os resultados demonstraram a satisfação dos entrevistados pelos mecanismos de comunicação existentes na IES, apesar de algumas limitações na comunicação no que se refere a alta administração com os demais colaboradores.

Palavras-chave: Educação. Gestão de pessoas. Instituição de Ensino Superior.

Referência:

BASSOTTO, L. C. A comunicação em uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais. Nucleus (Ituverava), v. 17, p. 439-450, 2020.

Artigo [06/2019]

Competitividade de uma propriedade de agricultura familiar sob a ótica de indicadores econômicos

Resumo: A pecuária leiteira é um setor de grande importância por contribuir com o desenvolvimento de pequenos agricultores familiares que desenvolvem essa atividade de forma comercial. As vantagens competitivas também são fundamentais para garantir elevados padrões de eficiência no mercado agropecuário e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Esse estudo tem por objetivo analisar o desempenho econômico de uma propriedade com mão de obra familiar e identificar se esses resultados podem impactar na competitividade desse estabelecimento rural. Foi realizado um estudo de caso exploratório e qualitativo com abordagem descritiva com o intuito de analisar dados econômicos primários de uma propriedade de agricultura familiar do setor leiteiro entre os anos de 2010 a 2017. Embora os investimentos na atividade tenham sido considerados elevados, a propriedade apresentou índices satisfatórios e permitiu a identificação de oportunidades de crescimento e melhoria para o futuro, uma vez que as perspectivas a partir da análise dos dados apresentaram comportamento evolutivo no decorrer dos anos. Foi possível concluir que os indicadores econômicos são fundamentais para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e que são grandes geradores de vantagens competitivas ao setor.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Competitividade. Estudo de caso. Indicadores de eficiência. Pecuária de leite.

Artigo [05/2019]

Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais

Resumo: A pecuária leiteira é fundamental para geração de riqueza e renda em propriedades familiares. Conhecer indicadores de eficiência garante melhoria dos parâmetros de qualidade, produção e rentabilidade da atividade, fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Esse estudo teve por objetivo analisar o desempenho de uma propriedade leiteira familiar por meio dos indicadores zootécnicos e verificar se esses indicadores podem contribuir com o desenvolvimento da atividade em questão. Foi realizada uma pesquisa classificada como estudo de caso responsável por analisar dados zootécnicos primários dos anos de 2010 a2017. Os resultados indicaram que a composição do rebanho obteve modesto aumento na quantidade de animais. Houve melhoria dos indicadores zootécnicos que apresentaram índices elevados. Os indicadores zootécnicos demonstraram relevância para análises da atividade leiteira, fundamentais para o desenvolvimento de práticas gerenciais dentro da propriedade em estudo.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Agronegócio. Estudo de caso. Gestão de custos. Pecuária de leite.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; ANGELOCCI, M. A. ; NAVES, L. P. ; PUTTI, F. F. . Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais. INTERAÇÕES (CAMPO GRANDE), v. 20, p. 207-220, 2019.

Artigo [04/2018]

Análise técnica de uma propriedade leiteira familiar em Caldas/MG

Resumo: A pecuária leiteira é fundamental para geração de riqueza e renda em propriedades familiares. Conhecer indicadores de eficiência garante melhoria dos parâmetros de qualidade, produção e rentabilidade da atividade, fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Esse estudo teve por objetivo analisar o desempenho de uma propriedade leiteira familiar por meio dos indicadores zootécnicos e verificar se esses indicadores podem contribuir com o desenvolvimento da atividade em questão. Foi realizada uma pesquisa classificada como estudo de caso responsável por analisar dados zootécnicos primários dos anos de 2010 a2017. Os resultados indicaram que a composição do rebanho obteve modesto aumento na quantidade de animais. Houve melhoria dos indicadores zootécnicos que apresentaram índices elevados. Os indicadores zootécnicos demonstraram relevância para análises da atividade leiteira, fundamentais para o desenvolvimento de práticas gerenciais dentro da propriedade em estudo.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Agronegócio. Estudo de caso. Gestão de custos. Pecuária de leite.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; ALMEIDA JUNIOR, G. A. ; MARTINS, D. T. ; PRADO, T. G. . Análise Técnica de uma Propriedade Leiteira Familiar em Caldas/MG. Nucleus (Ituverava), v. 15, p. 497-505, 2018.

Artigo [03/2017]

Viabilidade de implantação de uma agroindústria de beneficiamento de leite em um sítio de agricultura familiar

Resumo: O Agronegócio é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do Brasil. Um exemplo são os insumos agrícolas comercializados em moeda estrangeira que colaboram com o aumento dos custos produtivos. Surge, então, a necessidade de buscar formas alternativas que visem contornar algumas dificuldades dos produtores, de modo que seja possível aumentar a viabilidade do trabalho no campo, garantindo maior rentabilidade dos negócios agropecuários. Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar a viabilidade econômica do processo de beneficiamento da produção leiteira em uma empresa rural com mão de obra familiar da cidade de Campestre, MG. Como metodologia, o estudo teve como foco a análise de um sítio familiar no Sul de Minas Gerais. Para o estudo, foi utilizado um software gratuito do SEBRAE que auxilia empreendedores na alavancagem de seus respectivos negócios. Como resultado, verificou-se que, como a estrutura desenvolvida seria demasiada grande, o ideal seria a construção das dependências físicas de acordo com as normas da Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, fator que permitiria construir uma estrutura física que abrigasse apenas o suficiente para o beneficiamento e comercialização da produção de 200 a 400 litros/dia de leite.

Palavras-chave: Agronegócio. Custos. Leite. Produção. Viabilidade.

Referência:

BASSOTTO, L. C.; ANGELOCCI, M. A. . Viabilidade de Implantação de uma Agroindústria de Beneficiamento de Leite em um Sítio de Agricultura Familiar. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 15, p. 586-595, 2017.

Artigo [02/2017]

O tipo de produto escolhido pela desejabilidade social

Resumo: Esse trabalho estuda a avaliação da qualidade do produto verde e o envolvimento da consumidora com a escolha pelo tipo de produto. A problemática é verificar se estratégia de marketing verde aumenta a venda e a aceitação do produto verde. Por meio de um experimento de desenho fatorial completo entre sujeitos 2 x 3, foi realizada uma pesquisa causal e quantitativa. Como resultados, foi realizada uma análise do envolvimento das participantes em ações verdes com a desejabilidade social.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Decisão de compra. Desejabilidade Social. Marketing Verde. Sustentabilidade.

Referência:

ANGELOCCI, M. A. ; SILVA, D. ; CORSINI, W. T. C. ; CORSINI, F. S. ; COELHO, T. L. A. ; BASSOTTO, L. C. ; RECKZIEGEL, V. . O tipo de produto escolhido pela desejabilidade social. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 8, 2017.

Artigo [01/2016]

Crise financeira em uma Instituição de Ensino Superior

Resumo: O artigo analisa como ocorre a relação entre clima e cultura organizacional em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi realizada uma pesquisa com o diretor acadêmico e o corpo docente, com entrevistas abertas que abordaram questões de clima e cultura organizacional em tempos de crises financeiras. Os resultados mostraram que as dimensões de clima organizacional aparecem na organização e que a cultura é evidente, enfatizando a importância da participação dos colaboradores na tomada de decisão. Tais resultados demonstraram que o clima e a cultura organizacional estão interligados, existindo um interesse dos colaboradores para o sucesso da organização.

Palavras-chave: Clima. Crise financeira. Cultura organizacional. Instituição de Ensino Superior.

Referência:

ANGELOCCI, M. A. ; FUSTAINO, J. ; CREMONESI, G. O. G. ; BASSOTTO, L. C. ; COELHO, T. L. A. ; CORSINI, W. T. C. . Crise financeira em uma Instituição de Ensino Superior. ESPACIOS (CARACAS), v. 37, p. E-2, 2016.

© 2022 por Leandro Carvalho Bassotto

bottom of page