
Projeto de Ação Social e Profissional Esperança
O Projeto de Ação Social e Profissional Esperança - Projeto Esperança, foi criado em janeiro de 2021 com o intuito de contribuir com o desenvolvimento social e profissional de jovens residentes em uma casa de acolhimento de menores, localizada na cidade de Campestre/MG, doravante denominada CAM. Este projeto visa, por meio de atividades lúdicas e de empreendedorismo, motivar e incentivar o desenvolvimento profissional de todas as crianças e adolescentes residentes na casa de acolhimento, localizada na cidade de Campestre.
Objetivo
Promover o amor ao próximo e a interação entre a CAM e sociedade, por meio de práticas sociais que estimulem o desenvolvimento e amadurecimento profissionais das crianças e adolescentes da da casa de acolhimento de Campestre.
Visão
Contribuir com a formação e amadurecimento profissional de crianças e adolescentes para estarem mais preparados para lidar com as novas realidades do mercado de trabalho, com conceitos básicos ligados ao empreendedorismo, inovação, comunicação e interação social.
Valores
-
Comprometimento
-
Dedicação
-
Respeito
-
Comunicação e interação social
-
Aprendizagem mútua
-
Preocupação com a formação profissional de crianças e adolescentes
-
Ecumenismo nas práticas desenvolvidas.
Origem, Formação, Constituição e Relevância
A ideia de criação do Projeto Esperança surgiu em meados de 2020, quando um dos membros (coordenador do projeto) realizou uma visita à CAM. Na ocasião, ao perceber grande receptibilidade por parte das crianças, o referido membro sentiu-se incomodado com sua pouca interação com os adolescentes da CAM, motivo pelo qual o impulsionou a realização de um projeto voltado, inicialmente, para os adolescentes. Com isso, nasceu no dia 26 do mês de janeiro do ano de 2021, o Projeto Esperança. É classificado, portanto, como de natureza ecumênica, que se dedica a desenvolver ações sociais e profissionais junto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de Campestre. Trata-se de uma associação de pessoas em caráter informal, não havendo personalidade jurídica.
Uma vez que a proposta seja prestar suporte às crianças e adolescentes da CAM, o Projeto Esperança se mostra um importante projeto responsável por contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças e adolescentes da CAM, contribuindo com a inclusão social e profissional desses jovens no longo prazo. Concomitantemente, o Projeto Esperança pretende incentivar também a interação entre a sociedade campestrense e a referida instituição, de modo que mais pessoas possam ajudar e contribuir com o desenvolvimento das crianças residentes na referida instituição. Desse modo, considera-se que o Projeto Esperança tenha elevado valor social para a comunidade campestrense, aprimorando os trabalhos que são realizados pela CAM com maestria e comprometimento e contribuindo para que os membros da CAM estejam mais preparados e profissionalmente desenvolvidos.
Como voluntários, a execução do Projeto Esperança não implicará em oneração financeira à CAM. À instituição, cabe apenas a autorização para a realização das atividades propostas, bem como ceder o espaço físico para que as atividades possam ser desenvolvidas. Serão realizados encontros semanais com as crianças e adolescentes da CAM com o intuito de prepara-los para serem inseridos no mercado de trabalho, quando atingirem idade suficiente para tal ou forem desligados da instituição. O objetivo é ensinar conceitos básicos de gestão e empreendedorismo aos membros da CAM, para que eles tenham as condições mínimas necessárias para se alocarem no mercado de trabalho ou ingressarem em instituições de ensino superior, caso desejarem.
A proposta inicial é implementar uma modelagem de negócios em avicultura, visto que a instituição já conta com um galinheiro. Desse modo, será incentivado aos membros da CAM, desenvolverem práticas ligadas à manutenção da instalação, alimentação dos animais, higiene do galinheiro e outras práticas que não coloquem em risco a saúde e a segurança deles e que contribua com o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, aos jovens que estiverem preparados, pretende-se ensinar conceitos básicos de definição de preço de venda de produto, custo de produção, gestão dos resultados, administração da produção e práticas que sejam necessárias para que eles possam analisar a viabilidade econômica de modelos de negócio de pequeno porte. Com isso, pretende-se também reafirmar valores pessoais valorizados pelo mercado de trabalho, tais como: educação, comprometimento, persistência, respeito, ética e equidade.
Como método de trabalho, são adotadas os princípios da Metodologia Ativa, técnica de aprendizagem que consiste no ensino prático de conceitos teóricos, demonstrando ao aluno, de forma simples e acessível, a importância desses conceitos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, os encontros serão dinamizados, com o intuito de produzir efeitos práticos e que vislumbrem atividades recreativas diárias. A proposta é afirmar valores através de práticas simples e que ajudar a desenvolver a formação profissional das crianças e adolescentes da CAM.
Várias são as possibilidades de negócios possíveis de serem realizadas na CAM, respeitando as circunstâncias atuais. Entre elas, destacam-se a horticultura, produção de ovos (de galinha e/ou codorna) e a criação de coelhos. Com efeito, visando maximizar a área e garantir que as crianças a adolescentes da CAM possam participar do processo, é trabalhado um planejamento prévio da área disponível e das principais atividades a serem realizadas para a produção. Contudo, diante da existência de (possíveis) vulnerabilidades sociais ligadas às crianças e adolescentes da CAM, o Projeto Esperança evoluirá conforme a capacidade de interesse e desenvolvimento de todos os envolvidos (membros do Projeto Esperança e da CAM), respeitando a diversidade cultural existente.
Para maiores informações, entre em contato e conheça mais do Projeto Esperança.
Funções exercidas
-
Coordenador
-
Membro ativo
-
Redator de atas
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo (Artigo 2º do Estatuto) o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (maiores informações aqui)
Funções exercidas
-
Coordenador local
-
Articulador no Conselho Municipal de Saúde de Campestre
-
Líder comunitário
-
Comunicador popular
Cursos de aperfeiçoamento
-
Comunicador popular
-
Articulador da Pastoral da Criança junto aos Conselhos de Saúde
-
Brinquedos e brincadeiras
-
Missão do Coordenador de Ramo e Área da Pastoral da Criança
-
Capacitação no Guia do Líder
-
10 Oficinas de Formação Continuada